Dicas para arrasar no convite de casamento

Publicado em Dicas Casamento - 2 de janeiro de 2020

 

O convite de casamento é o primeiro contato dos convidados com o grande dia dos noivos. Todo o detalhe da escolha deverá ser pensado e estar de acordo com o tema principal da festa, o estilo da decoração, a paleta de cores etc., pois o convite de casamento representará a identidade única do casal e do evento.

O momento certo da escolha do convite de casamento

Você deve fazer esta pergunta: O tema principal da festa, o estilo da decoração, a paleta de cores, a data, horário e local já estão definidos?

Caso a resposta seja sim, então é o momento para a escolha de todos os detalhes do convite de casamento!

 

A escolha do convite de casamento

Escolher um convite de casamento clássico e luxuoso é incompatível com a ideia de casamento no campo, na praia ou com o estilo rústico. Cuidado!

Primeiramente, crie uma harmonia entre a decoração, a paleta de cores, o estilo do casamento e o convite de casamento.

Atenção aos outros detalhes:

  • Tipo de papel
  • Cor do papel
  • Tamanho da fonte
  • Formato do convite
  • Gramatura do papel
  • Bandeja (borda)
  • Pintura Lateral do convite
  • Modelo do envelope
  • Corte interno do envelope (se aparece nome ou não)
  • Forro do envelope
  • Monograma (é o conjunto de iniciais ou nome dos noivos, com elementos gráficos diferenciados e que podem ser utilizados em outros itens do casamento).
  • Tipo de impressão
  • Tipo de letra
  • Cor da letra
  • Lacre, adesivo ou fita.

 

Utilize o recurso “Save the Date”

 

Save the Date

Aproveitando a era digital, o recurso “Save the Date” é bastante prático e interessante. Trata-se de um pré-convite do evento, sendo um acessório do convite de casamento e, geralmente, tem formato digital.

A confirmação pode se dar por via eletrônica, sendo um ótimo recurso, pois permite aos convidados terem ciência com bastante antecedência do evento e aos noivos terem uma prévia da quantidade de convidados.

 

Informações do convite de casamento

 

É através do convite de casamento que os convidados terão mais informações deste momento especial dos noivos e do estilo do casamento.

Muita atenção com os nomes dos convidados, mesmo que impronunciáveis, a exatidão demonstra todo um cuidado especial e será apreciado por quem recebe.

Evite o excesso de textos e frases extensas, invista na qualidade e no visual do convite, pois será o que mais causará impacto.

O convite de casamento deve conter: o nome dos noivos (da noiva vem, geralmente, antes do noivo), local, data e horário do casamento. É opcional colocar o nome dos pais (não é mais regra), frase bíblica, letra de música ou frases de amor.

Caso os noivos tenham site do casamento, ele pode inserido no convite, pois o canal oferecerá mais informações do evento aos convidados. Além disso, podem ser anexados a forma de confirmação de presença e o local da lista de presentes.

 

Entrega

É recomendável que os convidados recebam o convite com antecedência de 2 a 1 mês antes da cerimônia, caso estejam próximos do local do evento e com 3 meses, se os convidados estiverem distantes.

 

Escolha do fornecedor e orçamento

Conheça os fornecedores e analise os modelos feitos por eles, contrate uma empresa que tenha zelo, seja organizada.

O fornecedor poderá ajudar na escolha do convite de casamento quanto ao papel, gramatura etc.

Lembrando que os convites com acessórios deverão chegar montados para os convidados.

Fique atenta com o orçamento, no meio de tantas opções, é natural que se faça escolhas que podem ser desnecessárias.

 

Estilos de convites de casamento

 

Convite clássico

convite casamento

A nobreza dos materiais, a tipografia e o visual caracterizam o estilo clássico. A primeira característica perceptível é a qualidade do papel, ou seja, a alta gramatura, com ou sem textura, que marcam a sua imponência.

Convite moderno

convite moderno

A informalidade marcada pela tipografia mais limpa e criativa, cores e tonalidades fortes, ilustrações e acabamentos diferenciados são as principais características do estilo de convite moderno.

 

convite moderno

 

Convite rústico

 

convite rustico

Este modelo é associado ao casamento no campo, ao ar livre e pede características de papéis texturizados (cru, marrom, verde, bege, tons pastéis), materiais como juta, cordões de sisal, flores secas são uma ótima ideia, além das letras vintages e despojadas.

convite rustico

Convite Vintage

 

convite vintage

Resgatar as melhores características das décadas de 20 a 60, compondo o clássico e o antigo de excelente qualidade é a proposta do estilo vintage, que traz a nostalgia e romantismo do passado para os dias atuais. Rendas, cores como rosa, dourado e prata, materiais como pérolas e cristais são muito utilizados. Motivos florais, arabescos, gaiolas e passarinhos dão um charme todo especial.

 

Escrito por: LUE, novembro de 2019.

 

Compartilhar:

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of